Se eu ficar - Resenha
Resenhas

[Resenha] Se eu ficar – Gayle Forman

17 de janeiro de 2018

Se eu ficar - Gayle Forman

 

Título: Se eu Ficar (If I Stay)

Autor: Gayle Forman

Editora: Novo Conceito

Páginas: 224

Ano: 2013

Adicione no Skoob

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera… e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes de acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 

“Se eu ficar” é um livro que me trouxe uma série de questionamentos, um pequeno conflito interno ao me colocar no lugar da personagem. É um livro lindo que me cativou extremamente. 

Nele conhecemos Mia, uma garota quieta, familiar e sonhadora. Logo no início do livro, Mia sofre um acidente de carro com seus pais e seu irmão mais novo. Mia passa por tudo isso em uma experiência extra-corpórea. Ela vê todo o resgate de si mesma e seu irmão, acompanha os médicos até o hospital, e enfrenta tudo isso consciente de tudo o que acontece à sua volta. 

A partir daqui o livro se divide em dois momentos. Em algumas partes estamos com Mia no hospital enquanto ela recebe a visita de familiares e amigos e caminha pelo hospital tentando entender o que aconteceu e organizar seus pensamentos sobre o acidente, nas outras conhecemos a vida de Mia, seu namorado, seus sonhos e sua família. Em flashbacks, nos relacionamos com a personagem e aprendemos sobre seus laços familiares e o quê causa sua grande dúvida. 

É um belo livro sobre perda e família. É totalmente o contrário do que eu pensei que seria, pois pensei que fosse principalmente sobre o romance de Mia e Adam. O romance está presente durante todo o livro, um amor adolescente e verdadeiro, mas não é o tema principal. O livro foca muito no relacionamento familiar de Mia e seus conflitos após essa grande perda. 

E vocês? Já leram? Não deixem de comentar e conferir a resenha do segundo livro da série: Para onde ela foi. Beijos!!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *